Veja como se preparar para a Black Friday

A Black Friday virou uma data tradicional na nossa economia, com as expectativas de grandes faturamentos concedendo preços especiais em todos os segmentos, e só perde em popularidade para o Natal e o Dia das Mães.

Para termos uma ideia do potencial desta data, a Black Friday gerou em 2018 um volume de transações 4,7% superior à 2017, considerando toda a semana onde está a data principal – e muitas empresas estendem por semanas.

A Black Friday ainda é um desafio para a maioria das empresas

No entanto, a maioria das empresas ainda não domina completamente as estratégias certas para tirar o melhor proveito, principalmente no comércio online, onde a Black Friday é muito forte.

A verdade é que, como grande evento de vendas, a Black Friday ainda é algo recente para grande parte do mercado e o aprendizado ainda se dá mais pelas lições do que por um planejamento estruturado.

Sua empresa quer faturar muito nesta data? Então veja como se preparar para a Black Friday.

01 – Define previamente os produtos que serão ofertados

Esta é a primeira medida, pois sobre ela estarão todas as demais estratégias. Avalie seu cardápio de produtos e defina:

  • Quais itens tem maior margem para oferecer desconto;
  • Quais itens estão parados no estoque;
  • Quais itens podem ser isca para que os clientes avaliem compras de valor maior – onde os descontos podem ser menores ou nem existir.

02 – Planeje a divulgação da sua empresa na Black Friday

Esta etapa é essencial; seu público consumidor precisa saber com antecedência que sua empresa fará parte da Black Friday.

Isso deve ter uma antecedência que provoque a curiosidade nele, para pensar nos produtos que você vende e que ele poderá ter vantagem em aguardar para comprar com a sua empresa.

03 – Prepare seus melhores conteúdos para a Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade de um tiro e você deve preparar o seu melhor conteúdo para começar a atrair a audiência para ela.

Divulgar artigos a respeito da participação, falar da linha de produtos sem especificar quais farão parte – para manter toda a audiência engajada e que parte dela possa até mesmo recomendar para outras pessoas.

O volume de artigos será grande e a abordagem deles ainda mais direta, então é preciso contratar redator freelance nesse período para que aa programação de conteúdo aconteça nas épocas certas, sem atrasos.

04 – Prepare sua equipe de vendas

É muito comum as equipes de venda irem para a Black Friday como nos normais de venda. Mas não é um dia normal e ele exige cuidados.

Prepare antecipadamente sua equipe de vendedores para os produtos que serão anunciados, quais os níveis de preço, qual a abordagem que deve ser usada, como devem proceder com o número grande de clientes que surgirão em um dia ou alguns.

05 – Prepare sua infraestrutura técnica para as vendas

É comum que muitas empresas sofram com quedas de sistema ou páginas abrindo com lentidão e justamente quando acontece o que elas mais querem: muitos clientes.

Para as vendas online, além de todo o planejamento de divulgação e conteúdos, é essencial que a sua infraestrutura técnica esteja preparada um grande volume de acessos simultâneos. É importante também que o site, o blog e as redes sociais operem com a melhor performance antes da Black Friday, para suportar o tráfego de pessoas pesquisando o que a sua empresa vende e os conteúdos relacionados.

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