Vale a pena investir em uma loja online?

O e-commerce é um modelo de negócios que cresce em alta velocidade em todo o mundo e já representa uma fatia grande dos negócios.

Podemos dizer que dificilmente um negócio consegue competir e alcançar clientes sem ter uma estratégia digital de venda, que pode ser:

  • Uma loja online de um novo negócio.
  • Um ponto online para venda de produtos que tem estrutura física prévia – é o caso das grandes cadeias que abriram braços digitais para atender os clientes que estão trafegando nas redes sociais.

As lojas online também se tornam cada dia mais simples de criar e administrar, e com mais recursos em plataformas que investem constantemente em melhorias.

Mas diante de um cenário tão positivo, será que vale a pena investir em uma loja online? Vamos falar um pouco sobre as características deste modelo que está cada dia mais presente na vida dos brasileiros.

Mas antes: dicas para abrir uma loja online com sucesso

Estas dicas podem ajudar a montar uma loja online da melhor forma e assim aumentar as possibilidades de sucesso:

  • Escolha cuidadosamente o nicho que você quer atuar – produtos, público-alvo e modelo de negócio (tipos de entrega, produto digital ou físico, etc).
  • Monte seu plano de negócios.
  • Escolha uma plataforma de e-commerce de qualidade.
  • Defina a linha de produtos e a precificação deles.
  • Monte seu plano de marketing.

Seu negócio estará aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana

Esta pode ser uma das principais vantagens de usarmos uma loja online; seu negócio estará permanentemente no ar. E isto é um diferencial para os muitos clientes que só podem pesquisar sobre os produtos que desejam à noite e nos finais de semana, por exemplo.

Basta investir em uma hospedagem de qualidade, e você nunca deixará de estar de portas abertas para que os clientes possam pesquisar seus produtos e simular fretes.

Dica: instale a Lista de Desejos em seu site. A pessoa poderá retornar e comprar em uma data mais apropriada, sem o trabalho de pesquisar novamente – os preços serão atualizados.

Seu negócio poderá oferecer mais formas de pagamento

Um dos maiores entraves do comércio físico – e onde o e-commerce pode levar uma grande vantagem é nas condições de pagamento.

Por ser online, sua loja poderá oferecer as mais variadas formas existentes, desde os já tradicionais cartões de crédito e débito até o boleto, transferência e gateway de pagamento. Aumentará muito as suas chances de venda.

Seu custo operacional será menor com uma loja online

Em uma loja física, precisamos de mais pessoal para a venda e setores de suporte como Entregas e Financeiro. Além disto, existe o custo de abertura de uma loja com estrutura para estoque, administração e atendimento.

Uma loja online necessitará de uma equipe muito menor; seu atendimento se resumirá às perguntas em chat ou telefone, o financeiro é um processo quase todo eletrônico com as formas de pagamento. Além disso, sua estrutura física será menor, resumindo o espaço a poucas pessoas e o estoque.

Uma loja online pode funcionar em home office

Essa é uma das maiores vantagens em muitos segmentos do e-commerce: a possibilidade de montar a empresa em casa.

Diversos nichos, principalmente os produtos digitais, podem ser conduzidos em um escritório em home office. É uma redução considerável de custo e também mais qualidade de vida sem deslocamentos e podendo participar mais da vida familiar.

Hoje em dia há loja online para tudo, até mesmo loja Plus Size tem.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *