O mercado de Afiliados é um modelo de negócios que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, pela sua facilidade de uso, simplicidade no seu funcionamento e oferta de ótimos produtos em todos os segmentos de mercado.
Hoje em dia podemos encontrar produtos para os mais variados nichos, e com isso abre-se uma possibilidade de atender públicos com pouca concorrência ou com oferta de ótimos produtos.
Mas você conhece o Marketing de Afiliados? Vamos falar de 6 coisas que você precisa saber sobre ser um Afiliado.
1 – O que é o Marketing de Afiliados?
É uma relação entre produtores e anunciantes online de produtos e pessoas – os Afiliados – que farão a promoção deles em seus sites ou redes sociais e receberão uma comissão por cada unidade vendida, paga pelo produtor/anunciante.
Ao cadastrar-se em plataformas onde estão cadastrados milhares de produtos – como a Hotmart – o Afiliado escolhe os produtos que quer divulgar.
2 – Como funciona o Marketing de Afiliados?
Normalmente o processo funciona da seguinte forma:
- O Afiliado pesquisa sobre as dúvidas mais comuns sobre o produto, usadas no Google e outros navegadores.
- Ele cria um site para produzir conteúdo respondendo estas perguntas. Os potenciais clientes visitarão o site e poderão clicar no link que estará no conteúdo para direcionar o usuário para o site do vendedor do produto.
- Conforme a forma de pagamento de comissão definida (veremos adiante), o produtor creditará este valor porque identificará o dono do link que o cliente usou para chegar ao site do produto.
Este programa é usado para produtos físicos e infoprodutos.
3 – Qual o perfil para ser um Afiliado com mais chances de sucesso?
É importante reunir algumas características e habilidades para se tornar um Afiliado com chances maiores de sucesso.
Capacidade de comunicação
Este é um item fundamental. É preciso se comunicar em todos os formatos possíveis – textos, vídeos, podcasts e copywriting – da forma mais eficiente, que atraia a atenção da audiência para os produtos.
Disciplina
A venda como Afiliado é um processo que exige muito foco e organização, as oportunidades acontecem muito rápido, como tudo no mundo virtual. Procure trabalhar em um ambiente tranquilo e que não distraia enquanto você estiver investindo na sua atividade de Afiliado.
Querer aprende sempre
Escolha segmentos/assuntos que você goste muito e queira realmente aprender diariamente a respeito dele. Esta é a forma de manter-se sempre atualizado e transmitir uma imagem mais profissional para possíveis clientes.
4 – Quais as vantagens de investir no mercado de Afiliados?
- O Afiliado trabalha apenas com a promoção do link/produto. A assistência para dúvidas é feita diretamente com o produtor.
- O Afiliado não precisa ter estoque e não é o responsável pela entrega do produto.
- Não é obrigatório ter um site para a promoção. Hoje em dia é possível faze-lo por e-mail, pelo Facebook e outros meios.
- O negócio opera 24 horas por dia, 7 dias por semana e não é preciso estar presente. Basta que as estratégias estejam bem desenvolvidas e os esforços serão pontuais.
- No programa de Afiliados a qualidade de vida é melhor. É um trabalho que pode ser feito em qualquer horário e até em determinados dias. Assim, é possível aproveitar o restante do tempo com a vida pessoal ou com outras atividades profissionais.
5 – Como monetizamos no programa de Afiliados?
Existem formas diferentes de gerar faturamento no programa de Afiliados:
- Por venda: o afiliado tem direito a um percentual do valor do produto e recebe somente após a venda dele.
- Por clique: o afiliado recebe por cada visita que o seu link possibilita, direcionado para o site do produto/serviço.
- Por lead: o afiliado recebe a cada cadastramento de usuário no site do produto e através do link.
6 – O mercado de Afiliados é seguro?
Podemos dizer que sim. A grande maioria das empresas é honesta quanto ao pagamento da comissão do afiliado e a entrega do produto. Certamente existem pessoas ou empresas desonestas, mas o percentual de ocorrências é muito pequeno.
Como dica, foque nas empresas conhecidas como forma de ganhar experiência e confiança, para depois negociar com empresas menos conhecidas.
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